Como “criamos” um digital influencer

28 de março de 2017
admin

Nos últimos meses, muito tem se falado sobre Digital Influencer – pessoas que de alguma maneira ajudam a formar a opinião de seus seguidores por meio das redes sociais. Desde uma pessoa que ensina técnicas de jogos online até alguém que seja uma inspiração no cotidiano, como é o caso da youtuber Kéfera.

Gravar um vídeo ou mesmo postar textos em um blog para alguns influenciadores não é mais um hobby, mas sim um tipo de negócio. O raciocínio é simples: a pessoa que influencia milhões de seguidores pode influenciar os mesmos ao sugerir uma empatia com alguma marca que paga por aquele conteúdo. Pronto, o caminho de sucesso já está traçado.

Mas para quem acha que isso é fácil, engana-se. O caminho é árduo.

Vamos citar um exemplo de um cliente da OC&M: Fabiano Lacerda

 

fabiano-lacerda-3

Quem? Fabiano Lacerda, o homem que emagreceu mais de 103 kg em apenas 1 ano. Quer uma pitada a mais de emoção? Ele emagreceu sem ter que fazer cirurgia bariátrica e sem usar medicamentos. Foi tudo força de vontade.

Bom, quando ele nos procurou, em janeiro de 2017, a sua necessidade era ter uma assessoria de comunicação.

Antes disso, ele já havia saído em mais de 50 veículos de comunicação, com repercussão nacional de forma espontânea.

Oras, mas por que então contratar os nossos serviços? Existem alguns motivos, mas durante a conversa percebemos que, naquele momento, não tinha necessidade de sair mais em mídia espontânea para contar apenas a sua história.  Ao traçarmos os objetivos de nosso cliente, entendemos que ele já era um exemplo de vida para muitas pessoas – suas redes possuem mais de 30 mil seguidores – mas faltava conteúdo para ele se tornar um influenciador.

E assim, nós da OC&M, oferecemos um serviço muito mais estratégico do que apenas focar nossos esforços em assessoria de comunicação: tornar-se um digital influencer.

Veja abaixo como isso foi possível:

Criação de site/blog: Um site personalizado desenvolvido para o cliente, já com ferramentas de marketing digital. Nós, da OC&M, não somos especialistas na parte técnica, mas sim em marketing digital. Hoje, ter um site estático é perder tempo e dinheiro. É necessário conhecer quem frequenta o seu site, como eles se comportam, etc.

screenshot-fabianolacerda-com-2017-03-28-10-04-08

Definição de narrativa: É preciso um processo de lapidação. O que você vai falar, como você vai falar e quem irá abordar. Falar que emagreceu 103 kg em um ano é legal, mas será que isso vai se sustentar por muito tempo? Como ele já era um exemplo, precisava reinventar a forma de se comunicar.

screenshot-fabianolacerda-com-2017-03-28-10-06-27

Conteúdo: Um influenciador só tem destaque pela forma como interage com seus seguidores. Para isso, existe a necessidade de criar conteúdos relevantes, que possam realmente ajudar quem está seguindo. Um cronograma de posts foi definido para que, a cada três dias, um novo conteúdo seja divulgado.

screenshot-fabianolacerda-com-2017-03-28-10-07-37

Redes Sociais: Esqueça a ideia de chamar seus amigos e pedir para que eles curtam seus posts. Eles podem até curtir e compartilhar, mas isso não será o suficiente. Hoje, para você ter destaque nas redes sociais, é necessário investir, nem que seja R$ 2,33 por dia em uma micro campanha. É desta forma que um post ganhará mais visibilidade e as pessoas irão visitar mais o site.

screenshot-www-facebook-com-2017-03-28-10-08-31

No dia 27 de março, o blog Fabiano Lacerda foi oficialmente publicado na internet. Somente o primeiro post teve mas de 350 likes, 20 compartilhamentos e 50 comentários no Facebook. Precisa dizer que a estratégia em transformá-lo em um influenciador está no caminho certo?

E você? Quer ser um influenciador?

Abraços e até a próxima!

 

 

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *