Comunicação interna x assessoria: qual a diferença e quando usar na sua empresa?

2 de outubro de 2020
admin

A troca de informações para transmitir nossos desejos, fatos, ideias é feito diariamente entre as pessoas. A comunicação é essencial para vivermos. Logo, ela deve ser aplicada também nas empresas. Mas como inserir a comunicação na empresa e qual utilizar: Comunicação Interna ou Assessoria de Imprensa? Existe diferença?

Na realidade, a base entre as duas é a mesma: a comunicação. Entretanto, a Comunicação Interna é feita dentro da empresa, e tem o objetivo de conversar com os colaboradores de dentro da corporação. Já a assessoria de imprensa, também expõe ideias e fatos da empresa, só que para jornalistas, com a finalidade de divulgar os valores da corporação nos meios de comunicação como jornais, portais online, rádio, podcasts e também em Lives.

Com isso, é possível conferir a melhor definição de cada uma abaixo, confira:

Comunicação Interna

O Administrativo, Financeiro, Recursos Humanos e TI são alguns dos setores importantes para o andamento de grandes corporações. Mas, pra que o trabalho entre todos os segmentos da empresa ocorra de maneira clara e objetiva é essencial ter uma comunicação geral, clara e objetiva para que todos os colaboradores tenham conhecimento do está acontecendo e também novidades da corporação.

A Comunicação Interna pode ser verbal, que é mais informal ou escrita, o que traz um tom mais convencional. Também pode ser vertical, seguindo os níveis hierárquicos da empresa. Nesse caso, gestores, diretores e presidentes comunicam algo ao restante da equipe com o objetivo de estabelecer estratégias e objetivos que são repassados aos demais colaboradores.

A Comunicação Interna é o setor, não tão conhecido, mas muito importante para as organizações, já que ela possibilita maior harmonia entre todos os colaboradores de variados setores.

Assessoria de imprensa

Quando uma empresa é  citada nos veículos de comunicação- seja no telejornal, jornal impresso, portal online, rádios e  também em Lives e podcasts: essa presença do negócio transmitindo os valores e ações relevantes para a sociedade na mídia só é possível, em grande parte das vezes, por meio do trabalho de Assessoria de Imprensa.

O assessor faz a ponte entre a corporação e os jornalistas com o objetivo da empresa mostrar as qualidades e valores nos veículos de comunicação, o que traz credibilidade diante o público.

Diferentemente da publicidade, que é paga; por meio da assessoria de imprensa, a empresa pode ser divulgada na mídia sem troca financeira entre ambas as partes e ainda agrega confiança para o público leitor, telespectador ou ouvinte.

A comunicação faz parte das empresas e o ideal é usar tanto a Comunicação Interna, entre colaboradores internos, quanto a assessoria de imprensa, que agrega valor e crédito diante a sociedade. 

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *