Por que startups e empreendedores digitais precisam de assessoria de imprensa

20 de fevereiro de 2019
admin

O mundo mudou radicalmente com a revolução digital, tanto no comportamento do consumidor como nas relações pessoais. Com o crescimento das redes sociais como meios de divulgação, é cada vez mais fundamental que empresas invistam não somente em marketing digital, como também em relações públicas e publicações de mídia espontânea – aquela que não é paga – na internet.

Muitas startups e empreendedores digitais abrem mão de contratar o serviço de uma assessoria de imprensa, imaginando-a como algo dispensável. Mas esse é um grande erro. Isso porque as publicações conquistadas via mídia espontânea, em grandes portais de imprensa, sites de revistas e jornais, têm muito mais credibilidade do que as postagens via marketing digital. É aquela velha história: o que se fala de si mesmo não tem o mesmo peso do que a chancela de outras pessoas – com isenção e credibilidade- à uma determinada empresa ou produto.

É por isso que costuma-se dizer que o valor de uma reportagem positiva em um veículo de imprensa com grande alcance e credibilidade é imensurável. O que uma publicação como essa agrega à boa reputação de uma marca -inclusive a de uma startup ou empreendedor- é algo praticamente impossível de se medir.

É aí que entra o trabalho da assessoria de imprensa. Muito mais do que apenas intermediar a interação do cliente com a mídia, o trabalho da assessoria imprime o diferencial necessário para ter destaque e ser bem representado na imprensa. Com todo seu know how e expertise, e com o profundo conhecimento da mídia e de como lidar com ela, o assessor direciona os conteúdos do cliente para os veículos certos, que darão o maior destaque e agregarão ao máximo à imagem da empresa. A assessoria também define e reforça junto à imprensa as palavras-chave e os créditos corretos do cliente, da forma como ele quer ser visto por seus públicos.

A assessoria de imprensa coloca à disposição da startup ou empreendedor digital uma equipe de profissionais com experiência no mercado de comunicação, e que sabem como tratar determinados temas junto aos jornalistas- sejam eles positivos ou até mesmo negativos – como no caso de uma crise de imagem. Essa vivência ajuda na exploração de ganchos atuais, além da produção de releases e sugestões de pauta com cases de sucesso que chamam a atenção dos jornalistas, tornando-se publicações de destaque.

A agência de comunicação trabalha visando o alinhamento entre os interesses do negócio do cliente e dos veículos aos quais os jornalistas contatados prestam serviços. A definição dos veículos corretos é estratégica e baseada no público-alvo de cada cliente. Visto que o consumidor mais provável é aquele que tem interesse pelo que determinada startup/empreendedor digital oferece, as chances do consumidor vir a conhecer e torna-se cliente daquela marca torna-se ainda maior quando ele é impactado por meio de um veículo especializado.

É importante que a assessoria de imprensa se recicle periodicamente para entender as transformações constantes da mídia. Jornais, revistas, sites e rádios, que são mídias mais tradicionais, continuam a ter papel relevante, mas modificam sua forma de atuação a cada dia. Deve-se ressaltar também que os influenciadores e formadores de opinião vêm ganhando cada vez mais relevância, então a assessoria também deve almejar o relacionamento com esses profissionais.

O meio digital expande as atividades da assessoria de imprensa, fazendo com que os resultados sejam disseminados por meio de redes sociais e canais populares da internet, e não somente em portais e jornais de grande nome. Este tipo de visibilidade que a assessoria de imprensa pode trazer, em conjunto com o marketing digital, é importantíssima para toda startup que deseja ter sucesso no mercado em que atua, e também para desenvolver um relacionamento direto com possíveis clientes, e com os públicos-alvo.

Dessa forma, é um serviço fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. No caso das startups e empreendedores digitais, torna-se ainda mais estratégico, já que por estarem há menos tempo no mercado, essas empresas e profissionais precisam mais do que nunca ganhar autoridade na internet. Por isso, o investimento na assessoria de imprensa, mesmo nos primeiros anos de vida do negócio, tem ótimo retorno, já que reverte em reputação e visibilidade para a marca. Com isso, as startups e empreendedores conseguem fechar novos negócios com mais facilidade, e posicionar-se de forma mais assertiva em seus segmentos.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *