Quem precisa contratar uma assessoria de imprensa? Você ou o seu ego?

9 de agosto de 2017
admin

Em conversas entre as agências do mercado, existe um assunto que sempre é bastante discutido: qual é o perfil ideal de um cliente que contrata uma assessoria de imprensa?

Em termos gerais, não existe perfil ideal, já que traçar um padrão de cliente seria a mesma coisa que buscar o país “perfeito” para se morar. Entretanto é nítido quando um cliente contrata a assessoria de imprensa por puro “egocentrismo”.

Crédito: Shutterstock

“Sim, investem  dinheiro para, simplesmente, aparecerem na televisão ou nas revistas, sem nenhum propósito definido.  Não querem saber de planejamento estratégico e não se interessam pelo que vão falar, nem para quem vão falar. Mas querem uma foto gigantesca estampada na página interna de um veículo”.

Mas será que vale a pena de verdade? Será que irá agregar de alguma forma para o negócio e, consequentemente, para ampliar as vendas e os clientes?

Quando a assessoria de imprensa entra em ação, existe uma necessidade que é melhorar o posicionamento do cliente, reforçando sua reputação positiva nos veículos de comunicação que vão ao encontro de suas personas.

Será que sair em uma revista de negócios, como a Exame.com, abrindo números que uma empresa de fitness fatura R$ 20 milhões por ano, vale a pena? Pode valer sim, se ela estiver interessada em ampliar os negócios: ter mais parceiros comerciais ou mesmo expandir em franquias.  Mas e se a sua necessidade for ampliar o leque de clientes, será que é pelo número de faturamento que sua reputação irá aumentar? Ou seria com dicas para o leitor sobre como fazer o exercício correto, em revistas especializadas no assunto?

Falar que fatura milhões em muitas vezes pode não ser sempre a melhor estratégia, é preciso avaliar caso a caso.

E aí, quem precisa de assessoria de imprensa? Sua empresa ou o seu ego?

Vamos refletir?

Abraços e até a próxima!

No comments