Quem precisa contratar uma assessoria de imprensa? Você ou o seu ego?
Em conversas entre as agências do mercado, existe um assunto que sempre é bastante discutido: qual é o perfil ideal de um cliente que contrata uma assessoria de imprensa?
Em termos gerais, não existe perfil ideal, já que traçar um padrão de cliente seria a mesma coisa que buscar o país “perfeito” para se morar. Entretanto é nítido quando um cliente contrata a assessoria de imprensa por puro “egocentrismo”.

Crédito: Shutterstock
“Sim, investem dinheiro para, simplesmente, aparecerem na televisão ou nas revistas, sem nenhum propósito definido. Não querem saber de planejamento estratégico e não se interessam pelo que vão falar, nem para quem vão falar. Mas querem uma foto gigantesca estampada na página interna de um veículo”.
Mas será que vale a pena de verdade? Será que irá agregar de alguma forma para o negócio e, consequentemente, para ampliar as vendas e os clientes?
Quando a assessoria de imprensa entra em ação, existe uma necessidade que é melhorar o posicionamento do cliente, reforçando sua reputação positiva nos veículos de comunicação que vão ao encontro de suas personas.
Será que sair em uma revista de negócios, como a Exame.com, abrindo números que uma empresa de fitness fatura R$ 20 milhões por ano, vale a pena? Pode valer sim, se ela estiver interessada em ampliar os negócios: ter mais parceiros comerciais ou mesmo expandir em franquias. Mas e se a sua necessidade for ampliar o leque de clientes, será que é pelo número de faturamento que sua reputação irá aumentar? Ou seria com dicas para o leitor sobre como fazer o exercício correto, em revistas especializadas no assunto?
Falar que fatura milhões em muitas vezes pode não ser sempre a melhor estratégia, é preciso avaliar caso a caso.
E aí, quem precisa de assessoria de imprensa? Sua empresa ou o seu ego?
Vamos refletir?
Abraços e até a próxima!
No comments